sábado, 5 de setembro de 2009

Stalinismo

Se baseia na:

Ditadura burocrática do regime de partido único;

Centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;

Burocratização do aparelho estatal;

Intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos;

Culto à personalidade do líder do Partido e do Estado;

Intensa presença de propaganda estatal e incentivo ao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores;

Censura aos meios de comunicação e expressão;

Coletivização obrigatória dos meios de produção agrícola e industrial;

Militarização da sociedade e dos quadros do Partido.


Stalin utilizou o assassinato como pretexto imediato para uma série de repressões que passaram para a história como o "Grande Expurgo".


O Pacto Molotov-Ribbentrop assegurou em setembro de 1939 a divisão do território polonês entre os nazistas e os soviéticos e estabelecia que ambas as nações se comprometiam a manter-se afastadas uma da outra em termos bélicos. Nenhuma nação favoreceria os inimigos da outra, nem tampouco invadiriam seus respectivos territórios, além do que, a União Soviética não reagiria a uma agressão alemã à Polônia, e que, em contrapartida, a Alemanha apoiaria uma invasão soviética à Finlândia, entre outras concessões.

URSS

Lenin morre, e a disputa pelo poder se intensifica entre Stalin e Trotski. Trotski defendia que o socialismo só sobreviveria se a revolução socialista estendesse a outros países e a revolução Permanente, enquanto Stalin defendia que o socialismo deveria se consolidar primeiramente na Rússia, para depois se estender a outros países. Socialismo Num Só País. Stalin fez inúmeras tentativas de desacreditar Trotski diante das bases do partido.
Stalin destitui Trotski em 1925 e iniciou uma violenta oposição ao secretário geral. Ele vence seus adversários usando sua força e a polícia secreta(GPU), estabelecendo uma ditadura pessoal na União Soviética.
Ocorre o processo de Russificação na URSS,
que se refere às duas políticas, oficial e não oficial, da Rússia Imperial e da União Soviética com relação aos seus constituintes nacionais e às minorias nacionais na Rússia, pretendido pela dominação russa.
Slide 42
o

Pós Guerra Civil

Nova Política Econômica(NPE), que reestabelecia as práticas capitalistas vigentes antes da revolução. Os camponeses agora venderiam uma pequena parcela da sua produção para o estado a preço fixo, sendo que o restante da produção poderia ser lançado no mercado, como em uma economia capitalista. Também permitiu-se a criação de empreendimentos capitalistas na pequena indústria e no comércio. O estímulo pelo ganho pessoal foi reintroduzido e o igualitarismo teve que ceder temporariamente à hierarquia e aos privilégios materiais.
O Gosplan era o Comitê Estatal de Planejamento e tinha por objetivo a coordenação dos planos das repúblicas da União e a criação do plano comum a todo o país.
RFSSR se transforma na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS)

Guerra Civil

A Rússia firmou a paz no tratado de Brest-Litovski, pelo qual era reconhecida a derrota russa na Primeira Guerra.
Distribuição de latifúndios aos camponeses, em pequenas propriedades de terra. Foi estabelecida a constituição e fundada a
República Federal Socialista e Soviética Russa. Ocorre então a Contra-revolução armada, por parte do Exército Branco, formado por soldados czaristas. Houve o apoio da Inglaterra, EUA, França e uma força dos tchecoslovacos, em busca de conter a disseminação do mito do “perigo vermelho”, que é o perigo do socialismo se disseminar pelo mundo. Centros urbanos ficaram sem alimentos devido a guerra civil.
Foi uma guerra extremamente sangrenta, vencida pelo Exército Vermelho, constituído pelos sovietes. A economia ficou paralisada após a guerra, e foi instaurado o Comunismo de Guerra, no qual não havia troca de dinheiro por produtos, mas produtos por produtos. A produção passou a ser confiscada e as fábricas geridas por diretor, assistido por um conselho de operários.


Revolução de outubro

Através de uma bem organizadaestratégia, os bolcheviques tomaram toda a cidade de Petrogrado em menos de 24 horas. Em 25 de outubro, o Palácio do Inverno foi tomado. Em seguida reuniu-se o II Congresso do Sovietes, com maioria Bolchevique. Em seguida um governo sob liderança dos sovietes dos operários, soldados e camponeses, assim composto:
Presidência: Lenin
Negócios estrangeiros e defesa: Trtsky
Ministério das nacionalidades: Stalin
Foi o primeiro governo socialista da História, formado por operários, soldados e camponeses.


Governo Provisório

Em maio de 1917,ocorre um novo movimento popular, ocasionando na demissão de ministros conservdores. Kerenski toma a direção do governo provisório e ordena uma nova ofensiva dos exércitos russos, que foram derrotados pelos alemães. Por essa razão, as teses começaram a ganhar adeptos. Em julho houve uma tentativa de golpe, feita pleos bolcheviques, ms esta foi contida pelo governo.
A direita pretendia restaurar a monarquia com um golpe, que foi frustrado, graças a resistência dos bolcheviques e sovietes, que passaram a ser comandados pelos bolcheviques.

Organização da Guarda Vermelha, composta por operários e soldados sovietes, liderados por Trotsky. Os bolcheviques tomam Petrogrado e o Palácio de Inverno. Chega ao fim o regime de Kerenski.

O avanço da Revolução

Os generais do Czar tentaram conter o avanço da revolução, mas os soldados só obedeciam ordens dos sovietes. Ao czar só restou a abdicação e em 27 de fevereiro a monarquia acabou.
Haviam dois poderes após a revolução: a Duma que defendia interesses da burguesia, manter a Rússia na guerra, regime parlamentar e os Sovietes, que defendiam a saída da guerra, reformas profundas e os interesses dos operários, soldados e camponeses.
Lenin assume a liderança Bolchevique e lança as Teses de Abril, que defendiam a transferência do poder aos sovietes, a instauração de uma República Socialista, a nacionalização dos bancos, a distribuição das terras aos camponeses e a saída imediata da guerra.
Os sovietes não concordaram com as Teses e os Bolcheviques não convenceram as massas. Nesse contexto, Trotski se torna bolchevique. A Duma pretendia restaurar a ordem e recomeçar a Guerra


1917: O ano Vermelho

Oposições liberais burguesas começaram a criticar o Czar exigindo transformações, que ele se recusava a fazer qualquer modificação. Tudo isso através da Duma. A escassez de alimentos acentuou, devido ao emperramento da indústria. Aumento das greves, que deixaram de reivindicar e passaram a exigir o fim do governo. Os partidos de esquerda começaram a ressurgir, todos exigindo o fim da monarquia. Os bolcheviques defendiam a tomada imediata do poder pelos operários, e Trotski se aproximava cada vez mais do grupo de Lenin. A situação se tornava cada vez mais incontrolável, até que operários de Viborg iniciaram uma greve sem estarem ligados a nenhum partido. OS soldados responsáveis por conte-la, acabaram se unindo a ela e juntos retiraram as bandeiras do império e colocaram bandeiras vermelhas.

Domingo Sangrento

A população de São Petersburgo saiu às ruas para protestar, em uma manifestação até certo ponto pacífica. O regime czarista mandou abrir fogo contra os manifestantes

Sovietes

Assembléia na qual eram definidas as posições dos trabalhadores russos, conselho de operários.

Partido Cadete

Seu objetivo era a transformação do czarismo em monarquia constitucional, foi formado em Outubro de 1905. Faziam parte dele representantes da burguesia, dos latifundiários e dos intelectuais burgueses. Depois da vitória da Grande Revolução Socialista de Outubro os democratas-constitucionaíistas mostraram-se inimigos irreconciliáveis do Poder Soviético, tomaram parte em todas as ações armadas contra-revolucionárias e campanhas dos intervencionistas.

Guerra Rússia x Japão

A Manchúria Chinesa e a Coréia eram alvos de interesse desses países, sendo que o Japão foi apoiado pela Inglaterra e EUA, que queriam impedir o avanço russo sobre a região. O despreparo técnico do exército russo levou-o a derrota. Assinado o tratado de paz de Portsmouth, em 1905, em que a soberania japonesa sobre o vasto e rico território da Manchúria foi reconhecida.



1905: O Abrandamento da Autocracia

Ao subir no trono, Nicolau II encontrou a Rússia em uma situação relativamente estável, onde a expansão imperialista parecia não encontrar obstáculos. O capital estrangeiro dinamizava a economia do Império. No entanto a guerra entre Rússia e Japão deteu a expansão czarista, abalando as estruturas da Velha Rússia. Começaram as primeiras manifestações populares em Petrogrado e liderança do movimento estava na mão dos operários. Aos poucos ela foi sendo tomada pela burguesia e classe média, que se agrupavam em torno do Partido Constitucional Democrático, conhecido como Partido Cadete. A revolução voltou a ser liderada por populares. Marinheiros do Couraçado Potemkin se revoltaram, apoderando-se do comando. Em Petrogrado, operários e soldados desmobilizados se organizavam no Soviete, sendo Trotsky quem os liderava.

Nicolau II lança um manifesto, que estabelecia a eleição de um parlamento (Duma), que eram todas conservadoras, facilitando a restauração da autoridade absoluta do czar, que organizava formas de reprimir as manifestações. Mesmo assim algumas reformas ocorreram, como a agrária, que fez nascer uma nova classe média camponesa, conhecida como Kulak, transformando o camponês pobre em um operário mal-pago, proletariando-o.


Bolcheviques e Mencheviques

Devido as divergências sobre que caminho adotar para se transformar a sociedade russa, o partido se dividiu em dois grupos. Segundo um dos grupos, a sociedade se faria através de uma lenta evolução natural e segundo o outro, ela seria atingida através da insurreição revolucionária do proletriado. A última tese foi apresentada por Lenin e ganhou maioria dos adeptos, por isso o grupo recebeu o nome de Bolcheviques(maioria). O outro grupo intitulou-se Menchevique(minoria) e era liderado por Martov, Dan Tsereteli e contava com a simpatia de Trotsky.

Slide 5
Slide 5
o
Slide 4
o

Marxismo

Conjunto de idéias desenvolvidas por Karl Marx, centradas na crítica da exploração capitalista e na defesa da construção do socialismo. Defende a organização do proletariado pelo fim das desigualdades do capitalismo. Segundo o marxismo, a característica central de qualquer sociedade está no modo de produção (escravista, feudal ou capitalista), que varia com a história e determina as relações sociais. Com o processo produtivo, os homens criam as próprias condições de sua existência. A história seria, então, o resultado das lutas entre os interesses das diferentes classes sociais. Esse conflito só desapareceria com a instalação da sociedade comunista, concebida como igualitária e justa. Nela, o Estado é abolido, não há divisão social nem exploração do trabalho humano, e cada indivíduo contribui de acordo com sua capacidade e recebe segundo sua necessidade.

Ideologia Socialista

Conjunto de teorias socio-econômicas, ideologias e práticas políticas que postulam a abolição das desigualdades econômicas entre as classes sociais, ou a completa abolição do conceito de classes. Sua base é a transformação do sistema econômico, baseado na propriedade privada dos meios de produção, numa nova e diferente ordem social. Para caracterizar uma sociedade socialista, é necessário que estejam presentes os seguintes elementos fundamentais: propriedade social dos meios de produção, o monopólio do comércio exterior e pela planificação econômica.

Organização do Partido Operário Social-Democrata

Diante de tantas injustiças socias, os trabalhadores foram reagindo e construindo projetos políticos, resultando na criação de entidades inspiradas em idéias socialistas e revolucionárias. Dentre as correntes contrárias ao absolutismo surge o Partido Operário Social-Democrata, inspirado no marxismo. Liderado por George Plekanov, esse partido foi violentamente perseguido pelo governo Czarista, sendo desarticulado dentro da Rússia, mas se reorganizou no exterior. Seus principais membros foram: Vladmir Ulianov(Lenin) e Lev Bronstein(Trotsky).

Economia

Mais de 80% da população morava no campo, sendo constituída principalmente por camponeses pobres, que até 1861 viviam submetidos ao regime da servidão e mesmo após a abolição legal da servidão, as condições de vida não melhoraram. Na segunda metade do século XIX, a Rússia feudal teve que se modernizar. A industrialização do Império ocorreu posteriormente à de grande parte dos países da Europa, impulsionada por capitais estrangeiros. Campesinato, burguesia industrial e proletariado surgiam nesse conjunto de reformas econômicas. Os investimentos se concentraram nos grandes centros urbanos, formando um operariado de aproximadamente 3 milhões de pessoas, que recebiam salários miseráveis e eram submetidas a longas jornadas de trabalho.

Monarquia Absolutista


O Império Russo era governado por uma monarquia absoluta, governado por um czar, sendo que seu poder não era limitado por instituições legais. Acima um mapa do império Russo e como ele se expandiu ao longo dos séculos.